sexta-feira, 19 de abril de 2013

PAIXÃO POR AROMATERAPIA



A aromaterapia é benéfica de muitas maneiras.
Ela pode animá-lo quando vc precisa ficar alerta ou promover a calma durante situações tensas e estressantes. 




Pessoas de todas as idades podem extrair benefícios do tratamento aromaterápico, seja para ficar curada de algum problema ou receber uma injeção de ânimo. Os efeitos psicológicos da aromaterapia são incontestáveis



A aromaterapia também é eficaz como medicina preventiva, tendo o poder de estimular o sistema imunológico e combater os efeitos negativos do Stress. Com freqüência, a vida exerce uma forte pressão no nosso corpo e na nossa mente: as longas horas diante da tela do computador, os alimentos excessivamente processados, o ar de baixa qualidade, a postura inadequada, a falta de sono e a pressão do tempo e do dinheiro cobram seu preço. O stress e a doença freqüentemente andam de mãos dadas; a expressão “biologia integral” com freqüência é usada para descrever a maneira como os fatores físicos, ambientais e sociais interagem e afetam a nossa saúde e bem-estar de um modo geral.


Uma das razões pelas quais a aromaterapia é tão popular hoje em dia é o fato de ela ser uma terapia relaxante e interativa que encerra benefícios maravilhosos sob o aspecto de incrementar o bem-estar e aliviar as tensões e preocupações que acompanham com tanta freqüência o estilo de vida estressante.
A aromaterapia é regularmente utilizada para ajudar os problemas e o mal-estar físicos que podem ser provocados ou agravados pela vida do dia a dia. Tanto o Óleo de hortelã-pimenta quando o de eucalipto *  podem reduzir a dor associada à dor de cabeça, segundo pesquisadores na Alemanha. Eles descobriram que aplicar o óleo com uma esponja na testa e na temporã reduzia a dor em mais de 50% dos casos. Os óleos essências, quer inalados, quer massageados na pele, podem ajudar a manter a concentração e os níveis de energia durante um longo dia de trabalho ou quando estamos lutando contra a exaustão ou o jet lag.








Foi demonstrado que eles são eficazes para intensificar a atenção e a memória, bem como para ajudar a superar a TDAH.
Pesquisadores nos Estados Unidos estão trabalhando em um a pesquisa para verificar se alguns odores podem ajudar na perda de peso.
Posso particularmente dizer que não só podem ajudar, como de fato ajudam. Sou prova viva!







Os óleos essenciais também podem ser úteis em um vasto leque de distúrbios físicos comuns, como asma, os problemas menstruais e da menopausa, as dores muita ou pouco intensas, os problemas de pele como a acne e o eczema, e infecções como a cistite e a bronquite. A aromaterapia não se inclina a tratar de doenças mais graves como a epilepsia, o câncer ou a meningite, embora possa ser muito útil para os pacientes que estão complementando o tratamento medico, desde que  praticante tenha a colaboração de um medico.
Quase todos os óleos essências são vendidos em frascos com conta-gotas, e eles não devem ser passados na pele sem ser diluído. Uma exceção a essa regra ocorre quando tem lugar uma pequena queimadura ou picada. Nesse caso, uma pequena quantidade de lavanda (Lavandula angustifólia) ou melaleuca (Melaleuca alternifólia) pode ser usada. A freqüência do tratamento depende muito da área da pele abrangida e da absorção do óleo essencial misturado. A reação à aplicação dos óleos essenciais varia de pessoa para pessoa e precisa ser levada em consideração


* jamais use óleo essencial sem o conhecimento de um aromaterapeuta.









extraido do livro "guia completo de aromaterapia" Joanna Hoare

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário